terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O Almeirão e seus benefícios

Boa tarde meus amores!
Estava folheando uma revista quando me deparei com um artigo muito interessante. Este falava sobre o Almeirão. Verifiquei que esta hortaliça é muito importante para nossa saúde e então decidi colocar aqui no blog aquilo que mais me interessou.
Aproveitem, beijos.


A origem do Almeirão  amargo é da Europa e esta verdura é cultivada em todas as partes do mundo, servindo alimento para nos seres humanos e para os animais.
Você conhece a chicória? então o almeirão amargo pertence a mesma família,. São verduras que são diferentes apenas no formato, sabor e na quantidade de propriedades existentes.
O almeirão tem a folha lisa, na cor verde, comprida e estreita, no nordeste é muito confundido com a chicória comum, o almeirão e a chicória são consideradas no nordeste a mesma planta.


Quais as fontes de Vitaminas existentes no Almeirão Amargo

No almeirão amargo encontramso as seguintes vitaminas: Ferro, a vitamina A e a vitamina E, o alimento tem muita friba e uma pequena quantidade de cálcio, tem também ácido fólico vitamina muito importante na idade fértil e durante a gestação, porque auxilia na formação do tubo neural do bebê, a carência ou ausência causa a má formação do cérebro do bebê.


Onde o Almeirão é utilizado

O almeirão é muito utilizado no tratamento do baço, vesícula biliar e no fígado porque tema a função de remover o excesso de gordura, o álcool e também o fumo.
O almeirão estimula a função hepática, participando muito na desinstoxicação do fígado através do componente existente que o dá o sabor amargo.
A icterícia é provocada pelo mal funcionamento do fígado, o almeirão também é recomendado para o processo de cura dessa doença. O almeirão é um importante aliado na dimunuição do colesterol ruim o LDL, a chicória também ajuda a redução o colesterol, ajuda na melhora da função do intestino, ideal para quem sofre de prisão de frente.



O almeirão tem diversos benefícios para o nosso corpo

O ideal é consumir o almeirão pelo uma vez por semana, mas se possível duas vezes é melhor.
Como devemos consumir o almeirão?
O almeirão as folhas podem ser cruas em saladas, com tempero a gosto e picadas bem fininhas, sendo bem acompanhado para refogar as comidas como: o grão de bico, a soja, lentilha, assados e o feijão, os tipos de tempero que combinam são: o cheiro verde, limão, vinagre, pimenta, o alho, o azeite e a cebola.
Se você não quer utilizar o almeirão como verdura refogada, substitua o espinafre pelo almeirão quando for fazer as receitas de: ricota, tortas de queijo.

Almeirão cuidados na hora da compra, limpeza e armazenamento

Quando for comprar o almeirão é recomendado escolher com muito cuidado para não amassá-los e não rasgue as folhas, as folhas devem estar bem verdes, firmes, e que não apresentem sinais de murchamento e muito menos com pontos escuros.
Ao comprar almeirão já lavado, picado e embalado tem que prestar atenção se está sob refrigeração, a verificação do prazo de validade é algo realmente importante, assim que chegar em casa coloque imediamente na geladeira.
Antes de consumir lave em água corrente, deixe de molho num período de 20 minutos em um litro de águla filtrada e misturada com apenas uma colher de sópa de água sanitária, depois é só enxaguar também na água filtrada, se preferir a água sanitária poderá ser substituido pelos produtos que são especifícos para a hienização de hortaliças que é facilmente encontrada nos supermercados.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário