domingo, 4 de janeiro de 2015

NOVIDADES NOS TRATAMENTOS PARA ARTROSE

Técnicas atuais tratam a causa e não somente a dor, proporcionando melhores resultados para os pacientes.

A artrose é uma doença degenerativa que começa a partir dos 45 anos, afetando a cartilagem do osso, e acomete principalmente as mulheres.
Os primeiros sintomas da doença são as dores nos joelhos e nas articulações, principalmente quando a pessoa desce escadas. Outras manifestações são as formações de nódulos, aumento do volume do joelho ou calor nas articulações. Quem tem artrose de mãos, tem também artrose de coluna, quadril e joelho.
Um medicamento que pode ser utilizado contra a artrose é o estrôncio, remédio usado para osteoporose, mas que serve para o paciente com artrose. Para os pacientes que tem osteoporose e artrose, o medicamento é indicado, mas para aqueles que só possuem artrose, é preciso fazer primeiro o tratamento convencional. Portanto, pedir orientação junto ao seu médico.
Hoje, temos um princípio do tratamento da causa. Antigamente os tratamentos eram feitos com analgésicos e anti-inflamatórios que só diminuíam a dor.
Já as novas técnicas, tratam a dor. Como o ácido hialurônico (uma injeção feita a cada seis meses) diminui a dor e melhora a mobilidade. Corticoide intra-articular, para um quadro mais agravado, e que não tem consequências no corpo inteiro, por ser injetado na articulação. Outras terapias de ponta são feitas com células-tronco  ( que conseguem recuperar a cartilagem do joelho, em fase experimental), e PRP ( Plasma Rico em Plaquetas), que consiste em separar o plasma do sangue, selecionar as plaquetas (secreta 20 fatores de crescimento) e injetar esse líquido de um joelho com artrose.
Normalmente é indicado nos casos em que o tratamento convencional não funcionou. Porém, é importante aliar o tratamento a perda de peso. Cerca de 10% de perda de peso já melhora significamente a artrose. Além de atividades físicas, como caminhadas, bicicleta, hidroginástica, pilates, yoga e funcional, que melhoram muito a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário