segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Benefícios da Atividade Física na Terceira Idade

Boa noite meus amores!


Sempre estou por aqui postando coisas boas para a saúde na terceira idade e também serve como prevenção. Insisto em falar da importância da atividade física por que, a um tempo atrás, eu tinha muita dificuldade em levantar ao acordar. Sentia que não poderia andar durante o decorrer do dia. Lembro também um fato bobo, mas que me recordo. Quando ia ao shopping e andava um pouco, queria logo achar um lugar para me sentar e ficar ali somente observando as pessoas, e não aproveitava aquele passeio.
Hoje, depois que decidi fazer atividades físicas regularmente,(6 vezes na semana), me sinto uma outra pessoa. Agora com muito mais disposição para passeios longos, subir escadas sem reclamar e muito mais.
Por isso, minhas amigas, não deixem que a preguiça tome conta de vocês. E mesmo sentindo que não vai conseguir, não desistam, enfrentem a dor. Percebi que a dor vai passando assim que nossa musculatura começa  a ficar em evidência novamente.
Agora, nada de começar sem antes consultar seu médico. Tudo que faço é acompanhado por meu cardiologista,  uma nutricionista e uma personal.

Benefícios da Atividade Física - Na Terceira Idade
Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento.Além dos benefícios já citados anteriormente pela atividade aeróbica existem também importantes benefícios do treinamento de força muscular no adulto e na terceira idade :
Melhora da velocidade de andar Melhora do equilíbrio Aumento do nível de atividade física espontânea Melhora da auto-eficácia Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca Melhora da ingestão alimentar Diminuição da depressão
Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos. O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:
Fortalece os músculos das pernas e costas; Melhora os reflexos; Melhora a sinergia motora das reações posturais; Melhora a velocidade de andar; Incrementa a flexibilidade; Mantém o peso corporal; Melhora a mobilidade; Diminui o risco de doença cardiovascular.
Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação a aposentadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário