segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A importância do brócolis na dieta

O Brócolis favorece o sistema nervoso desde antes do nascimento até a terceira idade.

brócolis é fonte de vitamina B3, a niacina, que participa da manutenção de hormônios que regulam a memória. Também contém cálcio, importante para a formação do óxido nítrico, um gás que possui ação vaso dilatadora e beneficia o funcionamento do sistema nervoso.

Na musculação
É comum vermos em pratos de frequentadores de academia essa pequena espécie de árvore chamada Brócolis. Pouco admirado, esse vegetal é rico em Cálcio e Vitamina C.
Cálcio, para quem não sabe, é muito importante para a contração muscular. Armazenado como íon Ca++ no Retículo Sarcoplasmático das células musculares quando o músculo está relaxado, e quando há a contração ele é responsável para que haja afinidade entre a miosina e actina, que são fibras musculares. Sem Cálcio, sem contração. Além disso é muito importante para a formação e fortalecimento dos ossos. Os benefícios da Vitamina C é menos conhecida. Estudos mostram que a presença dessa vitamina auxilia na recuperação muscular. Como ao nos exercitarmos há o rompimento de fibras musculares, essa vitamina se mostra essencial, por esse motivo. Além disso, o vegetal contêm Potássio, Ferro, Zinco e outras vitaminas. Assim como grande parte dos vegetais de coloração verde-escura (couve, almeirão, rúcula, agrião, etc), o brócolis apresenta grande concentração de vitaminas, sais minerais e fibras, com a grande vantagem de possuir poucas calorias.


Como Consumir Brócolis

Além de terem todos estes benefícios, os brócolis são altamente versáteis.

Podem ser consumidos crus em salada (só os mais tenros) ou podem ser cozidos. Servem para preparar suflés, sopas, refogados e bolos.

Se não aprecia ingerir vegetais ou não gosta muito deste sabor em particular, pode optar por fazer sumo, misturando laranja ou limão para disfarçar o sabor.

Se os cozinhar, não se esqueça que o deve fazer a vapor ou em pouca água e por pouco tempo, já que a cozedura em excesso irá provocar a perda de alguns destes nutrientes.

Bom apetite, e bons treinos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário