quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Intolerância à Lactose

Boa tarde meus amores! O post de hoje está relacionado à um assunto que a maioria da população desconhece, ou sabe e não dá muita importância, que é a intolerância à lactose. Muitas vezes nos sentimos desconfortáveis e não imaginamos que poderia ser de cunho alimentar.


Intolerância à Lactose
 

 

O leite é um complemento dietético de grande valor nutritivo, por conter proteínas de boa qualidade, sais minerais, gorduras e um açúcar (a lactose). A lactose é o principal açúcar encontrado no leite. Não é de ocorrência em plantas e é encontrado exclusivamente nas glândulas mamárias de animais em estado de lactação. Quando ingerida através do leite e de seus derivados, a lactose é quebrada em nosso organismo em dois outros açúcares: a glicose e a galactose.

Portanto, para que possamos digerir e absorver a lactose do leite, é necessário que haja essa quebra ( que na ciência chamamos de hidrólise). Quem faz isso no nosso corpo é uma enzima chamada lactase.

Entretanto, muitos indivíduos apresentam deficiência nessa enzima intestinal, resultando em habilidade diminuída para digerir a lactose do leite. Assim, a lactose não é quebrada em glicose e galactose e começa a drenar água para os intestinos osmoticamente. As bactérias intestinais fermentam a lactose não digerida, gerando ácido láctico e outros ácidos orgânicos, dióxido de carbono e gás hidrogênio. Como resultado da formação desses ácidos e gases, o indivíduo apresenta os seguintes sintomas: cólicas abdominais, flatulência, ruídos intestinais e diarreia.

DIAGNÓSTICO

Devido à semelhança de sintomas, a intolerância à lactose é frequentemente confundida com alergia alimentar a leite da vaca.

CUIDADOS NUTRICIONAIS

Os sintomas da intolerância à lactose são aliviados com a redução ou omissão do leite e seus derivados.

Alimentos não permitidos

·         Todos os leites in  natura ou em pó de qualquer espécie e todos os produtos contendo leite (exceto o leite sem lactose), tais como sorvete, iogurte, leite condensado, queijo, leite maltado, Ovomaltine, alguns cafés instantâneos e bebidas de cacau, manteiga, requeijão, etc.

·         Sobremesas preparadas com leite; bolos biscoitos, e misturas comerciais.

·         Maioneses com lactose, creme de leite, margarinas e molhos contendo leite.

·         Embutidos contendo sólidos de leite, sopas comerciais contendo lactose.

·         Chocolate, goma de mascar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário